Minecraft – Snapshot 21W15A – Próximo update será divido em duas partes.

Novo panorama de menu.


 Mais uma semana e mais uma Snapshot relacionada a versão 1.17 do Minecraft. Dessa vez muitas mudanças relacionadas ao próximo update. Primeiramente, que será dividido em duas partes. O primeiro virá durante o verão do hemisfério norte e a segunda durante as comemorações de fim de ano (mais especificamente próxima ao Natal).

 Essa mudança nas datas e na forma como o update será lançado se deve principalmente a Pandemia e pelo fato dessa atualização fazer muitas mudanças profundas internamente no jogo. Assim, para evitar perca de qualidade, e não deixar os jogadores sem novidade alguma, a Mojang optou por fazer essa divisão visando a segurança dos funcionários (que vão continuar trabalhando de casa) e continuar o desenvolvimento com calma e sem pressa. Além disso, a arqueologia foi deixada para algum update futuro (talvez na 1.18?).

 A divisão ocorrerá de maneira simples, a primeira parte conterá todos os blocos, mobs e mecânicas novas que foram apresentadas até agora. Enquanto a segunda parte conterá tudo relacionado a nova geração procedural de cavernas e montanhas, e aumento dos limites de altura.

 Algumas coisas como Minério de Cobre, Geoides de Ametista e Espeleotemas poderão ser geradas em chunks novos a partir da primeira parte da 1.17.

 Itens como Plantaforma Grande, Plantaforma Pequena, Bloco de Musgo, Tapete de Musgo e todos relacionadas a Azaleia poderão ser obtidos através de trocas com Mercadores Ambulantes.

 

Sobre a 21w15a

 O limite de altura do mundo foi alterado para o limite que temos na 1.16. A geração de cavernas Ruidosas e aquíferos foi desativado. Tanto as cavernas, como as ravinas voltaram aos padrões antigos.

 A distribuição de minérios voltou aos padrões da 1.16, contudo agora Minério de Cobre pode ser gerado entre a altura 0 e 192, sendo mais comum perto da altura 96. Tufo será gerado em veias, entre as alturas 0 e 16.

 Embora não seja mencionado, a Ardósia parece estar sendo gerada entre as alturas 0 e 16.

 Mundos gerados entre os snapshots 21w06a e 21w14a não podem mais ser abertos. Mundos gerados antes e na 21w05b podem ser abertos novamente.

 Para aqueles que querem continuar jogando com a altura ampliada e a geração de mundo experimental, a Mojang desenvolveu um datapack para esses fins. Mantenha em mente que você estará por sua conta e risco utilizando isso.

 O panorama do menu foi alterado para encaixar no tema da atualização.

Da esquerda para direita temos os Blocos Brutos de: Ferro, Cobre e Ouro.

 Três novos blocos foram adicionados, sendo eles Bloco de Ferro Bruto, Bloco de Cobre Bruto e Bloco de Ouro Bruto. Todos são versões “de armazenamento” dos minérios brutos, mas podem muito bem ser utilizados em construções (e particularmente adorei as texturas ^-^). Todos podem ser colocados em fornalhas (ou Alto Forno) mas vão gerar apenas uma barra. Além disso, as texturas dos Ferro, Cobre e Ouro Brutos também foram alteradas (talvez para parecerem mais uniformes?).

Exemplo mostrando as diferenças das texturas entre as snapshots 21w14a e 21w15a. Fonte: minecraft.net.

 Foi adicionado um efeito sonoro para a utilização da Farinha de Osso.

 O bloco de Ardósia agora tem uma coloração única em mapas.

 As Cabras agora investem contra todos os mobs (inclusive Estandes de Armadura) e vão evitar passar por por Neve Fofa. Creepers tendem a fugir das Cabras.

 Todos os itens da aba de construção foram reordenados e reorganizados.

 

Novidades e mudanças técnicas.

 Foi adicionado a entidade “Markers”. Basicamente serve como uma forma de não precisar mais ficar utilizando Estandes de Armadura invisíveis apenas para armazenar data, pois as Marcadoras têm um campo “compound” e podem armazenar qualquer tipo de data. Essas Marcadoras ficam apenas no lado servidor e nunca serão enviadas ao cliente por fim, elas não geram updates por conta própria.

 Foi adicionado o subcomando /debug que vai gerar um arquivo com todos os comandos, mensagens (mesmo que invisível) resultado ou erros de uma function dentro de algum datapack.

 Componentes como selector e nbt agora podem colocar separadores entre os elementos, por padrão o será “,”.

 Mensagem personalizável de servidores quando algum player ativar o pacote de textura.

 Bem, estes foram os principais detalhes desse snapshot. Caso tenham interesse em ler o artigo original.

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