Windows 11: Bordas arredondadas, fundos borrados, minimalismo e mais

A nova versão do Windows vazou há alguns dias atrás e já podemos esperar por várias melhorias visuais no sistema, principalmente na identidade visual minimalista.

 

Reprodução/Pedro Simões – pplware

 

Sabemos até o momento que uma mídia de instalação do Windows 11 de testes vazou, desde então o mesmo está em alta e com boas avaliações do visual por parte da comunidade. De fato, o visual moderno e elegante realmente agrada, principalmente se levarmos em consideração que a Microsoft aproveita muitas interfaces antigas de versões passadas do sistema operacional.



Pós-instalação

As primeiras mudanças a serem notadas começam logo após a instalação. É neste momento que escolhemos nossas preferências do sistema operacional, como o layout do teclado, região, contas e etc.

As opções são bastante similares às do Windows 10, com mudanças visuais baseadas na linguagem de design Microsoft Fluent Design System.


Reprodução/Fabio Rosolen - Mundo Conectado



Primeiras impressões

 

Reprodução/Fabio Rosolen - Mundo Conectado

Sem dúvidas, uma das principais mudanças está na barra de tarefas e no menu iniciar. Podemos ver a novo design do logotipo do Windows, bordas arredondadas, interfaces semitransparentes e com borrão, novos ícones, alinhamento central da barra de tarefas (com possibilidade de manter alinhado à esquerda) e um menu iniciar totalmente redesenhado.

 

Reprodução/William Marchiori - Loop Infinito

Reprodução/Fabio Rosolen - Mundo Conectado

 

O visual é bastante semelhante ao do Windows 10X, um projeto cancelado que visava dispositivos com duas telas, sendo uma versão mais simples e mais leve do próprio Windows 10.

Por ser uma versão de testes e não o produto final, é possível notar pontos que não tiveram uma atenção especial e reaproveitamentos da interface antiga.


Reprodução/Fabio Rosolen - Mundo Conectado

 

O visual que mais me atraiu foi o tema glow:

Reprodução/Fabio Rosolen - Mundo Conectado

E você? O que achou das mudanças? O que lhe agradou e o que não gostou? Por favor diga nos comentários, a sua opinião é bem-vinda.

Comentários

  1. Como uma pessoa que ainda usa o windows 7 (para, ele é bonito, ta? so pq ele eh muito 2009 e virou uma porcaria n quer dizer que ainda n seja fofinho... Respeitar, ok? Sou indie.) Eu acho que foi uma mudança muito boa visto que vem a ter um visual mais ''moderno'' e ''minimalista'' ngm merece usar um sistema que parece ter vindo de uma propaganda do orkut ou uma copia da apple. Espero que ele seja mais leve que o 10 e seja tão memorável daqui uns anos quanto o 7. Excelente artigo! Apresenta o tema de forma simples e direta, bem minimalista, igual o tema do artigo :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Eu curto o "efeito vidro" do Windows 7. Acredito que quando lançou, o mesmo recebeu bons elogios (eu não sei bem o que rolou porque ganhei meu primeiro computador pessoal, se eu não me engano em 2013, e veio com Windows 8 (。-`ω´-))

      Concordo contigo na questão de ser uma mudança muito boa. Sendo sincero, estou enjoado da mesma interface e com poucas opções de customização (eu queria muito poder utilizar uma dock ao invés da taskbar, similar ao que temos na interface gráfica Gnome).

      Sobre ser mais leve: eu não espero que seja, principalmente por parecer um Windows 10 com uma aparência nova. A Microsoft provavelmente tem alguma coisa especial para apresentar... imagino eu. Não faz muito sentido lançar um novo Windows apenas com uma aparência melhorzinha em comparação com o passado. _(:3 」∠)_

      Sobre ser memorável: ata ( •̀ω•́ ). Quem sabe né. O Windows 7 era incrível, uma pena ter sido descontinuado. Eu queria mesmo um Windows mais simples e com apenas o essencial, ainda sendo perfeito para produção e com a mesma compatibilidade que encontramos no Windows 10.

      Excluir
  2. Mas ainda vai ter a opção para visual com bordas pontudas? Se não... ugh, tem coisa que ao invés de melhorar, só piora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, mas acredito que terá a possibilidade de desativar as bordas redondas e também os efeitos de transparência.

      Excluir

Postar um comentário